top of page

 

 

   CARTA - CONVITE

 

 

 

 

Prezada Adriana Torres,

 

 

Este é um CONVITE para sua participação no projeto do GABINETE PARALELO (www.gabineteparalelo.org)! 
 

O GABINETE PARALELO é um exercício de participação da sociedade e de atores políticos na função de fiscalização e busca por transparência na ação de governos constituídos no Brasil, seja o das esferas federal, estaduais ou municipais.
 

A iniciativa é idêntica aos "shadow cabinets", de tradição anglo-saxã, pela qual agentes cidadãos se dedicam a acompanhar as diversas pastas, secretarias e ministérios dos governos oficiais, mediante atuação em uma pasta informal análoga no governo paralelo formado pelo projeto.
 

O GABINETE PARALELO é a única iniciativa de governo paralelo no Brasil e foi concebida para iniciar seus trabalhos em 2019.
 

O GABINETE PARALELO convidou algumas pessoas especialmente selecionadas por seu ativismo político e engajamento social destacado. Como você, algumas outras Lideranças foram identificadas e relacionadas com pastas do governo federal que sejam de alguma forma identificadas com a atuação política de cada um. Membros e fundadores dos Movimentos Civis AGORA, ACREDITO, RENOVABR, RAPS e Livres foram chamados, como você.
 

Temos certeza e confiança que a missão proposta é nobre e à altura dos ideiais de maior participação e fiscalização do trato da coisa pública que compartilhamos com você e por isso esperamos poder contar com seu apoio. 

 

Sabemos que tempo e dedicação são preciosos nos dias de hoje mas cremos que a sistemática que é prevista  para o funcionamento do GABINETE PARALELO vai facilitar o empenho da boa vontade de todos. 

 

Assim é a metodologia do GABINETE PARALELO:

 

O GABINETE PARALELO terá 1 (uma) reunião mensal feita virtualmente, através de aplicativo para esse fim. Nesta reunião, os secretários apontarão qual trabalho, acompanhamento ou fiscalização se propõem a fazer na pasta correlata no governo formal. A escolha feita do acompanhamento ou pesquisa é livre por cada Secretário.
 

Na mesma reunião, o Secretário fará a descrição do acompanhamento feito do mês anterior, com os resultados alcançados, apresentando suas conclusões.
 

Na impossibilidade eventual de participação nas reuniões virtuais, o Secretário receberá a ata da mesma, e lhe será solicitado apresentar as suas conclusões e pauta futura ao grupo de seu gabinete específico por meio de email.
 

O trabalho realizado será divulgado pelo GABINETE PARALELO através do Secretário de Comunicação, que cada governo terá, fazendo ampla divulgação das conclusões alcançadas pelos Secretários nas redes sociais e imprensa em geral. 

 

O GABINETE PARALELO buscará obter a maior divulgação possível das descobertas e sugestões dos Secretários, objetivando que nossas contribuições alcancem o maior número possível de pessoas e, eventualmente, oferecer ao Governo formal sugestões de práticas públicas.
 

Será expressamente caracterizado que as opiniões e conclusões serão atribuíveis a cada Secretário, individualmente. 

 

Os mandatos de cada Secretário serão de um ano, renováveis, com a liberdade do Secretário  exonerar-se quando precisar, comunicando tal fato ao grupo do seu gabinete paralelo, quando outro indicado será chamado para compor o colegiado.
 

Assim, o trabalho será metódico de maneira a reduzir ao máximo a disponibilidade necessária de cada Secretário e amplificar ao máximo a divulgação da mensagem advinda de seus trabalhos.
 

Como diretriz, serão evitadas conclusões de cunho fundamentalmente ideologizado, buscando sempre a análise racional e técnica de políticas públicas ou a identificação de erros grosseiros ou mesmo ilícitos da gestão oficial.
 

Trabalhos e pesquisas já sendo conduzidas pelos Secretários no escopo de outras iniciativas ou funções poderão ser aproveitados, desde que enquadrados nas diretrizes de trabalho não-ideológico do GABINETE PARALELO brasileiro.
 

O formato de trabalho do projeto GABINETE PARALELO é sempre muito eficaz, bem visto e interessante onde quer que tenha sido posto em prática. Sua atuação ajuda a destacar o trabalho cívico de seus membros e quanto mais eficiente for o GABINETE PARALELO mais ganha a sociedade, que sempre lucrará quanto mais instrumentos de transparência e acompanhamento do trato da coisa pública houver. O GABINETE PARALELO é instrumento difusor de boas práticas e políticas públicas.
 

Não se espera que o GABINETE PARALELO e suas pastas fiscalizem todo o trabalho das pastas análogas no governo oficial correspondente, mas toda e qualquer contribuição na fiscalização e sugestão de políticas públicas será bem vindo pela Sociedade.
 

Por isso, esperamos poder contar com sua colaboração para a pasta da Secretaria da Saúde, do Gabinete Paralelo do GOVERNO ESTADUAL DE MINAS GERAIS.
 

Esse o nosso convite e nossa torcida, pois reconhecemos que o trabalho socialmente realizado por V. Sa. até o presente coaduna-se com os preceitos e pretensões que também temos.
 

Vamos juntos tornar o Brasil mais independente e transparente?

Agradecemos pela atenção e torcemos para o seu concurso. Gentileza responder em até 7 (sete) dias. 

 

Cordialmente,

 

GABINETE PARALELO - Iniciativa social
 

sm_5b321c99945a2-removebg-preview.png
bottom of page